Coordenador : Rejany dos Santos Dominick
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 387819.2206.28426.28032023
Unidade/Órgão Adm.: ESE
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores da UFF e das escolas públicas, estudantes dos cursos de licenciatura da UFF e estudantes do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão.
Local de atuação: Na Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação e Instituto de Biologia -, nas escolas das redes públicas de educação e na internet.
Objetivo
Geral Compartilhar conhecimentos sobre as diferentes abordagens de inclusão que são necessárias aos processos de educação formal por meio de tecnologias educacionais que contribuam com professores e alunos da educação básica e da universidade, estimulando o diálogo e a participação ativa dos diferentes sujeitos, seus saberes e suas culturas. Específicos 1. Possibilitar aos estudantes das licenciaturas da UFF a interação em espaços virtuais e, quando possível, presenciais com profissionais de escolas públicas municipais ou estaduais para observar e executar, de forma interativa e democrática: planejamento, implementação e avaliação de ações educacionais inclusivas e mediadas pelas tecnologias informacionais; 2. Discutir, estudar e aprofundar conhecimentos, interagindo com os sujeitos da escola, sobre questões referentes à inclusão da diversidade nos processos de ensino; 3. Possibilitar que estudantes das licenciaturas, de mestrado e professores conheçam, construam, desenvolvam e avaliem, de forma integrada, atividades relacionadas com o exercício da docência para a inclusão, que é compreendida como ensino, pesquisa e gestão escolar; 4. Desenvolver projetos de ensino em uma concepção interdisciplinar com professores e estudantes de escolas públicas; 5. Divulgar aspectos das dinâmicas presentes no processo ensino-aprendizado e sobre as artes de fazer dos docentes do ensino fundamental, médio e superior sobre inclusão; 6. Fomentar a produção de textos elaborados por professores e pesquisadores das instituições envolvidas no projeto de extensão. Tais produções devem partir de experiências e apresentar reflexões teóricas; 7. Identificar e desenvolver estratégias dialógicas a partir do uso das tecnologias educacionais e da inclusão; 8. Articular reflexões e produções teóricas já existentes com as demandas, práticas, dúvidas e inovações ou repetições presentes na cultura escolar; 9. Participar das discussões sobre as políticas, os fundamentos teórico-metodológicos e os usos das tecnologias educacionais; 10. Acompanhar e contribuir para melhoria na qualidade social e humana das interações educacionais dialogando com os docentes das escolas; 12. Registrar em mídia digital e impressa algumas de nossas ações. 13. Produzir e revisitar tecnologias e teorias educacionais buscando a melhoria da qualidade social e humana da educação pública.
Resumo
Neste projeto focamos as ações de interação da universidade com docentes das escolas, mas estas acontecerão on-line. Buscamos aprofundar os diálogos entre e com os diferentes saberes de docentes em formação inicial e continuada, sistematizar e produzir novos conhecimentos sobre as necessárias inclusões mediadas pelas tecnologias informacionais e assistivas para o ensino dentro da perspectiva da tecnologia social proposta pelo Instituto de Tecnologia Social. Nossas ações educacionais serão voltadas para o enraizamento de uma memória coletiva instituinte, plural e democrática entre os profissionais das redes envolvidas e estudantes da graduação e da pós-graduação que participarem do projeto. Buscamos a produção de reflexões críticas que gerem ações de interlocução entre os diferentes saberes sobre as necessárias inclusões que podem acontecer na educação básica e os usos das tecnologias na educação. Acreditamos que a interlocução dos profissionais da educação básica e da universidade seja indispensável para a transformação e qualificação dos profissionais dos dois espaços e conseqüente inovação e melhoria da qualidade da educação on-line. Dialogicamente interagimos com os princípios da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Este projeto articula três dimensões indissociáveis na Universidade pública: a pesquisa, o ensino e a extensão. Os aspectos extencionistas representam nossa principal porta de diálogo com os profissionais de ensino.